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Saiba mais: O WhatsApp no atendimento ao cliente.

Como a integração de robôs e humanos faz do WhatsApp uma grande estratégia indispensável para o seu negócio.

Se lembra como era os antigos aparelhos de celular e a forma de como era a comunicação por ele há 10/20 anos? Hoje, em 2022, praticamente todas os jeitos de comunicações e atividades rotineiras são feitas pelo celular. Sejam as comunicações pessoais, mensagens sobre o trabalho e, claro, até mesmo as compras: tudo é feito em apenas alguns cliques. E, como não poderia deixar de ser, no WhatsApp o nosso “verdinho” mais querido.

E cada vez mais o WhatsApp vem se tornando cada vez mais fundamental para o varejo brasileiro. Mas, não é só por ele que a comunicação é feita, também tem outros apps famosos, como o Facebook Messenger, Instagram e Telegram, onde já está a grande parte dos consumidores.


No último ano, 85% dos consumidores experimentaram essas interações por meio de novos canais de comunicação com as marcas. Como é o caso do WhatsApp na jornada do atendimento ao cliente, uma ferramenta essencial para os negócios.


WhatsApp no atendimento ao cliente?

Geralmente, quando temos a necessidade de adquirir algo, é de costume pesquisar sobre o produto em redes sociais ou no Google. O fator que vai determinar a escolha da loja online para ser feito a compra, na maioria é feito pelo melhor atendimento, custo-benefício e também por outros fatores. Após da compra ser realizada, atendentes ou até mesmo donos de negócio, enviam uma mensagem ao cliente pelo WhatsApp, agradecendo pela escolha do produto e também enviam um link para acompanhar do status de entrega do produto.


Essa comunicação é mantida até a chegada do produto, que também é notificada pelo WhatsApp ou por aplicativos, o uso do WhatsApp no atendimento ao cliente, seja na pré e pós-compra tem mudado a visão dos consumidores a respeito das empresas.


Afinal, receber atenção em todas as fases da compra acaba encantando e fidelizando o cliente, que pelo bom atendimento, coloca a empresa que lhe deu um bom atendimento em primeiro lugar em suas próximas comprar e até mesmo para indicar para amigos e familiares.


Benefícios do WhatsApp durante todo o processo de atendimento ao cliente

Além de encantar e fidelizar seus clientes, também existem outras vantagens no uso do WhatsApp durante o processo de compra dos clientes. Abaixo iremos citar algumas:


A praticidade e redução de custos: mais de 75% das atividades rotineiras podem ser feitas através de bots integrados aos seus canais de atendimento.


A agilidade no atendimento: Os bots ficam 24h/7 disponíveis nos canais digitais do negócio, sem a necessidade dos clientes enfrentarem a fila de espera.


Atendimento ágil: O uso de bots no atendimento do seu negócio, deixa seu atendimento até 20x mais rápido na solução de problemas, e também se torna mais assertivo.


Outro benefício do WhatsApp na jornada do atendimento ao cliente é que, se torna possível atendê-lo pela sua forma preferida: além da escolha do tipo de plataforma, o consumidor também pode pelo estilo de atendimento, seja por áudio, texto ou até mesmo com o envio de imagens e vídeos a respeito da sua demanda. Dentro ou fora do WhatsApp, essa nova forma de atender o cliente de forma automatizada está só começando!


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